top of page
Foto do escritorElenita Sales

Voluntariado no ICMBio

Atualizado: 2 de mar. de 2019

Este ano, 2019, é o momento de pôr em prática os projetos e vontades que estão enraizados em mim e que antes tinha medo de concretiza-los, causado principalmente por aquela sensação de não ser capaz ou achar que não "seria boa o suficiente". Assim como este blog, participar do voluntariado do Instituto Chico Mendes (ICMBio) era uma dessas vontades. E como não são todos que possuem esse privilégio, decidi deixar esse medo de lado.

O Instituto

Para quem não sabe qual o trabalho do ICMBio,

segue o resumo disponibilizado no site do instituto:

"O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.

Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais."


Processo de inscrição

Para encontrar os editais é mais fácil do que parece. Basta clicar aqui e no final da página fica disponível os editais de seleção de todas as unidades de conservação (UC). Os editais são alto explicativos e de fácil compreensão e é possível fazer voluntariado em qualquer unidade, só precisa ter boa vontade e se organizar financeiramente para não ter nenhum imprevisto.


Como por exemplo, na unidade onde estou sendo voluntária é apenas o segundo ano que estão realizando o programa e ainda não possuem um alojamento para os voluntários, o que é compreensível por se tratar de uma instituição federal e possuir recursos limitados. Por isso, sempre é bom dar uma pesquisa como funciona a dinâmica não só da unidade mas também da cidade onde ela está situada. Vale a pena ressaltar que não existe um período exato para abertura de voluntariado nas unidades, elas possuem autonomia e abrem vários editais durante o ano em diversas UC's.


Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

(REBIO Arvoredo)

A unidade na qual me inscrevi para o voluntariado foi a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (REBIO Arvoredo), localizada em Bombinhas/SC, onde vou ajudar a instruir os usuários da Marinha de Porto Belo sobre as normas de navegação e outros detalhes sobre a reserva.

De acordo com o Programa de Educação e Interpretação ambiental, elaborado em 2014, "a REBIO Arvoredo é uma unidade de conservação de proteção integral, criada no dia 12 de março de 1990, pelo Decreto Federal de Nº 99.142. Está localizada no litoral de Santa Catarina, a 11km da costa, possuindo uma área de 17.800ha, predominantemente marinha, com uma biodiversidade extremamente rica e relevante para a manutenção dos estoques pesqueiros."


Bom, essas são algumas informações sobre o programa de voluntariado do ICMBio, um programa enriquecedor e que todos que tiverem oportunidade devem participar. É uma das diversas formas de poder entender na pratica como preservar o meio ambiente e compreender a importância do mesmo. Quando eu concluir o voluntariado farei um post contando a minha experiência e como foi participar desse processo, qualquer dúvida é só deixar nos comentários.


Espero que tenham gostado e até o próximo post!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page